terça-feira, 21 de outubro de 2008

Glossário de Geografia


ABALO SÍSMICO: Movimento natural que ocorre no interior da Terra (terramotos, tremores de terra) e se propaga por vibrações.

BACKGROUND: Termo utilizado em geoquímica e geofísica para relacionar um valor, teor ou percentagem mineral, ou ainda uma propriedade física (radiométrica, magneto métrica, etc.) a um padrão regional para efeito de comparação. Os valores podem ser apresentados sob a forma de ppm, ppb, cps, etc.

BACTÉRIAS: Organismos de uma única célula, algumas espécies sendo parasitas de animais ou vegetais.

DECLINAÇÃO MAGNÉTICA: Ângulo formado entre o norte geográfico e o norte magnético.

DECLIVE: Inclinação do terreno de cima para baixo. O mesmo que a clive, encosta, ladeira.

DECOMPOSISÂO: Alteração das rochas produzida pelo intemperismo químico.

DÉFICIT: Saldo negativo. Excesso da despesa em relação à receita em um orçamento ou actividade económica.

ECLIPSE: Escurecimento total ou parcial de um corpo celeste desprovido de luz própria, devido à interposição de outro corpo, também sem luz, e um astro luminoso. Um exemplo é o dos eclipses lunares, em que a Terra se interpõe entre o Sol e a Lua; outro é o dos eclipses solares, em que a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol – no último caso, o eclipse é sempre parcial, ou seja, observável apenas em algumas regiões da Terra.

ECLUSA: Diques construídos de forma a permitir a elevação ou descida de embarcações em dois leitos de hidrovias (rios ou canais) que apresentam um grande desnível de altura entre eles. Represa, comporta.

ECOCLIMA: Série gradativa de populações geneticamente adaptadas a certas posições num determinado gradiente ecológico. Semelhante a ecótipo.

ECOLOGIA: Ciência que estuda todas as relações entre os organismos actuais e os ambientes envolventes, a distribuição dos organismos nestes ambientes, bem como a natureza das suas interacções.

ECONOMIA: Ciência que estuda as questões relativas à produção, armazenamento, comercialização e distribuição de bens voltados para a satisfação das necessidades humanas, à priorização na aplicação de recursos, ao controle da moeda e das contas públicas, entre outras.

ECONOMIA de MERCADO: Sistema económico, como o capitalismo liberal e neoliberal, que condena a intervenção do Estado na economia e o controle estatal das empresas, sendo favorável à propriedade privada dos meios de produção e de circulação de mercadorias, em uma economia regulada pelos mecanismos de mercado.

GADO BOVINO: Rebanho de bois e vacas.

GADO CAPRINO: Rebanho de bodes e cabras.

GALÁXIA: Aglomerado de estrelas e corpos celestes que giram em torno de si mesmos.

GARGANTA: Passagem apertada e profunda de um vale. Às vezes também se usa este termo como sinonimo de colo. A garganta é uma passagem mais estreita que um desfiladeiro.

GEOGRÁFICO: Pode ser entendido como a distribuição das habitações dos seres humanos no espaço geográfico.

ICEBERG: 1. Grande massa de gelo flutuante que se despendeu de uma geleira ou de uma capa de gelo, e que se apresenta com mais de 5m acima do nível do mar. 2. Massa de gelo solta nos oceanos, desprendida de geleiras; cerca de 8 décimos dos icebergs ficam submersos, e são uma ameaça à navegação.

IDEOLOGIA: Conjunto de ideias (crenças, tradições, princípios e mitos) próprias de um indivíduo ou grupo social, que refletem, racionalizam e defendem os próprios interesses e compromissos institucionais, sejam eles morais, religiosos, políticos ou económicos.

NAÇÃO: Grupo de pessoas unidas por laços naturais permanentes, como língua, cultura, costumes, uma história em comum, ou ainda, como bem disse o pensador francês Ernest Renan, unidas pela “vontade de viver junto”.

NACIONALIZAÇÃO: Termo utilizado para designar o ato de incorporar, ao controle económico maioritário de um Estado nacional, empresas, serviços e bens até então sob controlo privado de empresas nacionais ou estrangeiras.

RADIAÇÃO: Energia ou partícula de alta energia que se propagam através do espaço.

RADIAÇÃO SOLAR: Emissão de raios solares que incidem sobre a superfície terrestre e irradiam para a atmosfera aquecendo-a.

RADIOATIVIDADE: Propriedade que possuem certos núcleos atómicos de se desintegrarem espontaneamente, liberando diferentes tipos de radiação, como raios ou partículas alfa, fóruns gama, etc.

UMIDADE: Presença de água nos corpos sólidos ou gasosos.

UMIDADE ATMOSFÉRICA: Resultado da evaporação (maior no mar e menor na terra) e da evapotranspiração (das plantas), conforme a altitude, a latitude, os ventos e a temperatura (quando alta, aumenta o ponto de saturação, Isto é, a capacidade de retenção de vapor d’água pela atmosfera).

XENOFOBIA: Sentimento de repulsa de uma população ou indivíduos em relação a estrangeiros.


Trabalho realizado por: José Mendes e Rodrigo Marques

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Curso de fotografia

No ano passado fizemos um breve curso de fotografia.

Aprendi a revelar. Para isso fizemos cada um fotograma que aqui publico.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Síntese das aulas de porlongamento - Mat. e FQ

Para realizar uma equacão devemos ter em conta as seguintes regras:
1º-Separar os números com incógnita dos outros números, passando os primeiros para o lado do primeiro membro e os segundos para o outro membro.
2º - Ao passar os números de um membro para outro mudar de sinal.
3º - Os números com ou sem incógnita, que já estão no lado -membro da equação -certo, mantêm-se como os primeiros à esquerda, seguem-se os outros, mantendo a ordem da esquerda para a direita.

Sistema Digestivo Humano




Continuação...




...





...





...




...





segunda-feira, 9 de junho de 2008

Trabalho de Portugês



“ No silencio da noite”

Foi numa noite de luar,
Que me senti levar,
Foi então que tive em mente,
Ser estrela cadente,
Vaguear como duas almas apaixonadas,
Juntas pelo universo,
Libertar-me, destas amarras da vida,
Sendo livre de voar pelo mundo,
Sem parte definida,
Sem local de chegada,
Sem destino escolhido,
Essa liberdade de viver,
Apenas se compadece, com a vontade de oferecer.
Por vezes, procuro-me no luar,
Fascina-me o seu olhar,
Pergunto-me, se estou a sonhar,
Não sei !
Sei apenas, que tenho sempre o luar,
Para me acompanhar!




Escolhi esse poema porque é lindo e porque esse poema chama a atençãodas pessoas.








MAR




Que alguém grite o que eu sinto, para que o mundo o saiba.


Que alguém me leia, como um livro, que me saibam ver, e estudar.


Decorem o meu rosto, cada linha, o meu corpo, cada traçoo meu ser ...devagar.


Que alguém me grite, grite esta angústia de não poder dizer.


Que alguém fale, fale deste meu mar


E segrede baixinho, dos meus lábios aos teus esta vontade imensa de te amar.


Escolhi esse poema porque ele tem muitas rimas.

A minha primeira postagem....

Sou José Mendes, venho de Cabo Verde, tenho 14 anos.Em Cabo Verde há 8 disciplinas e aqui em Portugal há 16 disciplinas.Estou em Portugal há apenas uma semana e as disciplinas estão a parecer-me muito complicadas...